terça-feira, 21 de agosto de 2012

O Estranho Mundo De Jack - Tim Burton

Eu sempre tive uma quedinha por obras tão bonitinhas que chegavam a ser sombrias (tipo Digimon e Papai Noel) e nesse gênero, Nightmare Before Christmas, O Mundo Estranho de Jack, não poderia deixar de participar. Tim Burton é mestre nessa área e caprichou horrores nesse stop motion, tanto em arte,  criação de personagem, roteiro, efeitos... (FanGirl Detected)

O universo da história se baseia em cidades que representam datas comemorativas, e  como personagem principal temos Jack, o magricela cara de abóbora, gênio da arte de assustar, da cidade do Halloween.

Chateado com algo que ele ainda não entende o que é, e no meio de uma crise existencial, Jack acha o portal para a cidade do Natal. Doidão com os efeitos das luzes ele volta pra sua cidade, conta as maravilhas de um povo alegre e resolve usurpar o lugar do Papai Noel. [Trocou um trem assustador por outro, na minha concepção].

Fora essa estrutura base para a história ainda temos personagens como Sally, que fica se indagando sobre se é ou não digna de gostar do famoso Jack, o Oogie Boogie, bicho-papão que usa jogos de azar como arminha, e o prefeito, totalmente dependente dos poderosos [E por poderoso eu quero dizer Jack].

No DVD a gente tem um especial (que não deve ser tão difícil encontrar na net) com a narração do poema que originou o filme e uma animação bem bacana acompanhando.

É um dos meus filmes favoritos, que apesar de ter sido feito em 1993 ainda hoje é usado até como inspiração pra decoração e roupas. Se gosta do lado meio gótico da força, esse filme que tanto repete na TV será muitissississíssimo do seu agrado. Recomendado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário